Você já conhece o Rafael, que lançou o projeto “Gari do Bem”? Em meio à pandemia do coronavírus, ele postou um vídeo que viralizou nas redes sociais e foi parar em todas as emissoras de TV. Tudo porque ele é coletor de lixo e de uma forma muito simpática lembrou que todos nós devemos cuidar de quem cuida da cidade.
No vídeo, ele fez um apelo para que a população que está em casa se preocupe com quem continua trabalhando para o bem de todos. (…) “Com ou sem coronavírus, estamos na coleta, tirando o seu lixo para evitar mais proliferação de doenças (…). Dá valor para a gente, na hora que for embalar o seu lixo. Não deixe copo quebrado, objeto cortante, nada pontiagudo. Beleza? Dá valor para a rapaziada.”
Diversas celebridades repostaram a mensagem, dentre elas o cantor Lobão, a humorista Tata Werneck e os atores Mariana Ruy Barbosa, Taís Araújo e Bruno Galiasso, além da jornalista Monica Waldvogel. Somente no Twitter, o post recebeu mais de 500 mil visualizações.
Rafael Bruno Rodrigues dos Santos tem 36 anos e trabalha há um ano e 8 meses como coletor na Consita, empresa que presta serviço de limpeza pública para a Prefeitura de Belo Horizonte e é sócia da Ecoss Ambiental. O gari frequenta um curso técnico de Enfermagem à noite e espera se formar ainda neste ano. Ele pretende continuar na profissão de gari devido ao salário.
Casado, Rafael tem dois filhos (dois anos e seis meses de idade). Ele diz que a repercussão da mensagem o levou a elaborar um projeto de conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos, já que os garis muitas vezes estão expostos a riscos, mesmo com o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados.
Rafael diz que, na medida do possível, respeita a orientação de ficar em casa durante a quarentena. “Quando não estou trabalhando, só saio se preciso ir ao mercado. Preciso proteger minha família”, diz. Antes de ser gari, Rafael já fez de tudo. Foi garçom, motorista e motoboy e já trabalhou até em Portugal. “Eu voltei para o Brasil na crise de 2008 e queria retornar para lá, mas reatei com a minha antiga namorada, casei e tive filhos. Decidir ficar aqui”.